
Foto: Divulgação
Nesta terça-feira, 10, a juíza federal Carolina Moura Lebbos negou a visita de nove governadores ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Lava jato há três dias, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
De acordo com a juíza não há fundamento para a flexibilização do regime geral de visitas próprio à carceragem da Polícia Federal. “Desse modo, deverá ser observado o regramento geral. Portanto, incabível a visitação das pessoas”, afirmou a juíza.
Os governadores que solicitaram a visita ao petista foram: Tião Viana (Acre), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Fernando Pimentel (Minas Gerais), Welligton Dias (Piauí), Flávio Dino (Maranhão), Renan Filho (Alagoas), Jackson Barreto (Sergipe) e Paulo Câmara (Pernambuco).
Ao justificar o indeferimento, a magistrada cita a decisão do juiz federal da Lava Jato, Sérgio Moro, que determinou a prisão de Lula. O texto dele diz que do recolhimento em uma sala especial, que lhe é direito, e um aparelho de televisão, “nenhum outro privilégio foi concedido, inclusive sem privilégios quanto a visitações, aplicando-se o regime geral de visitas da carceragem da Polícia Federal”.